Pensar primeiramente em que personagem quer criar. As raças não contarão como Traits. Apenas deixar anotado a que raça pertence e contará com os poderes e fraquezas de cada uma, assim como as habilidades inerentes.
Inicia-se em decidir o nome e caso já tenha se decidido, o codinome que usará como soldado imperial.
Em seguida, o Concept. Corresponde ao background do personagem. Quem ele é, o que busca, o que quer, que tipo de pessoa é. Não é necessário ser detalhista, apenas uma frase que defina quem ou o que seu personagem é.
Vamos então para o Story Arc, que é composto pelo Issue e pelos Screen Presences. Por Issue, entende-se a característica que mais define o personagem e contra a qual ele mais tem problemas em conviver. Seria a questão com a qual o personagem terá que lidar durante a temporada.
Exemplos de issues podem ser: expiação (algo muito ruim que o personagem tenha feito e que agora ele tenta conseguir a remissão); obsessão por controle (personagens manipuladores); medo de compromisso (o personagem evita entrar em relacionamentos por receio de prejudicar algum projeto pessoal ou ao outro); pesar (algo do passado do personagem que o torna alguém imprevisível); problemas românticos; autodestruição (dificuldades em lidar com alguma parte de si mesmo); auto-estima (baixa auto-estima, tem problemas em acreditar em si mesmo); tentação (sempre tentado por algo. Pode ser algo que goste ou até mesmo um vício).
São apenas exemplos. Escolher ou criar algum que melhor se adapte ao personagem.
Screen Presence: Como lidaremos com temporadas de 9 episódios, escolher um episódio para ter SP 3, três para ter SP 2 e o restante será SP 1. O primeiro episódio da primeira temporada não deve nunca ter SP 3.
Traits:
Vão definir o que o personagem tem de especial. Dividem-se em Edges e Connections.
Edges são descrições genéricas que em si definem um pacote de habilidades do personagem. Assim, na hora de escolher algum, procurar algo que defina o que o personagem é. Por exemplo, em vez de dizer "forte", preferir algo como "fisiculturista", ou "halterofilista", da mesma forma evitar superlativos como "o melhor lutador". Preferir em vez disso algo como "campeaão de artes marciais". Sempre um edge distintivo que descreva o personagem e permita deduzir quais habilidades isso traria.
Connections são personagens tanto de jogadores como não jogadores com os quais o personagem tem algum vínculo. Como um melhor amigo, um amante. Como dica, olhar o issue do personagem pode ajudar a decidir quem ou o que pode ser uma boa connection.
Na criação do personagem, podem ser escolhidos dois de um tipo e um de outro. Ou seja, dois Edges e um Connection ou um Edge e dois Connections.
Nemesis: Um nemesis é opcional.Seria um personagem que ao aparecer causaria algum tipo de problema, ou mesmo alguém relacionado ao arco da história da temporada com o qual os personagens precisem lidar.
Fan Mail, todos começam com 0.
Set é onde a ação do personagem acontece. quando for sua vez de ter a cena, ele pode escolher que ela ocorra nesse local e os detalhes de como ela é ficam a critério do jogador, assim como ir acrescentando detalhes a ele durante a história.